quinta-feira, 21 de julho de 2011

Assentamento rural aguarda há dois anos conclusão de um serviço na caixa d'água

Obra inacabada já apresenta sinais de deterioração sem nunca ter sido utilizada

O problema de um serviço de caixa d’água inacabada continua prejudicando os moradores da zona rural de Mossoró. Há dois meses, a Inter Tv Cabugi mostrou a revolta dos moradores com o descaso mas até agora a solução não apareceu.

Confira na reportagem de Carlos Adams e Zenóbio Oliveira

Os moradores do assentamento Solidão em Mossoró continuam esperando a conclusão da obra da caixa d’água que já vem se arrastando há dois anos. Em maio nós mostramos o problema dos assentados.

– Está faltando muita coisa a ser concluída nessa obra. Uma adutora de 300 metros que era pra vir do poço até a comunidade e não chegou até agora e nós estamos esperando – diz Isaías Duarte, assentado.

Além da caixa d’água do assentamento Solidão, outros nove reservatórios com capacidade para 20 mil litros cada, continuam abandonados levando sol e chuva. Seu Tiquinho diz que o último serviço que o INCRA fez no assentamento foi colocar a caixa na estrutura de alvenaria a mais de 10 metros de altura.

– A instalação que eles fizeram foi tudo mal feita - afirma o agricultor, Francisco Targino “Tiquinho”.

Quando a caixa d'água foi colocada lá em cima da estrutura, os moradores pensaram que a situação da água começaria a ser resolvida no assentamento. Mas foi aí que apareceu um outro problema, as vigas de sustentação começaram a rachar, denunciando que os pilares feitos não oferecem segurança nem para aguentar a caixa de fibra seca , que pesa aproximadamente 280 quilos.

– Ainda não foi construída e já está com problemas . Está começando a trincar a viga, sujeito a cair em cima de uma criança ou de algum adulto que passar por perto e prejudicar a nossa comunidade- avalia - Djalma Pereira, agricultor.

O projeto das caixas d’água, que custou mais de 1 milhão e 200 mil reais aos cofres públicos, deveria beneficiar 10 comunidades rurais que sofrem com a falta d’água na região. No assentamento Solidão, enquanto o problema não é solucionado, os moradores improvisam o abastecimento com essa caixa de 5 mil litros.

– É um quebra-galho pra gente. Fica aí só para abastecer a comunidade e a gente fica aguardando a nossa obra que não foi concluída - afirma Isaías Duarte , agricultor.

Fonte: http://in360.globo.com/rn/noticias

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário