sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio teve origem em manifestações norte-americanas

O Dia do Trabalho teve origem em manifestações ocorridas em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos. Os dias seguintes foram marcados pela continuação dos protestos a favor da redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.

No dia 3 de maio, os trabalhadores da fábrica Mc Cormick Reaper Works fizeram uma greve. A polícia foi chamada ao local para dispersar a manifestação, quando houve uma explosão entre as filas dos policiais. Uma pessoa morreu e muitas ficaram feridas. No fim do confronto, marcado também por tiroteios, sete policiais morreram e nunca se soube o número de trabalhadores mortos.

As manifestações eram organizadas por movimentos de esquerda, e a pressão política e a repercussão do caso na imprensa à época levaram à prisão de oito líderes trabalhistas em Chicago.

A escolha do Dia do Trabalho aconteceu em 1889, em um congresso socialista em Paris, em homenagem aos líderes executados nos EUA e aos trabalhadores que morreram nas manifestações

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Na gestão Vargas, as medidas que beneficiavam os trabalhadores passaram a ser anunciadas no dia 1º de Maio.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário