sábado, 1 de maio de 2010

Comprovado que urna eletrônica é sujeita a fraude

Diversos pesquisadores da Holanda, da Índia e dos EUA trabalharam juntos em um projeto de pesquisa cuja conclusão foi a de que bastaria pouco tempo para alguém adulterar os resultados das eleições instalando um componente difícil de ser detectado e que poderia mudar os votos dos eleitores.

Diante da recusa do governo indiano em ceder um aparelho para a realização dos testes, o grupo conseguiu uma urna de maneira clandestina para que pudesse conduzir sua pesquisa. O trabalho contou com Alex Halderman, professor da Universidade de Michigan com experiência em urnas eletrônicas, e Rop Gonggrijp, ativista responsável pelo fim das urnas eletrônicas na Holanda.

Os pesquisadores afirmam que os sistemas de armazenamento eletrônico direto, sem um voto impresso que deve ser confirmado pelo eleitor e eventualmente utilizado em uma recontagem, são vulneráveis a adulterações, e que as medidas de proteção possíveis são ineficazes. No Brasil, o TSE também não cede urnas para testes independentes, e a impressão de votos só será obrigatória no país a partir de 2014.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br

Editado por ZeRepolho

1º de Maio teve origem em manifestações norte-americanas

O Dia do Trabalho teve origem em manifestações ocorridas em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos. Os dias seguintes foram marcados pela continuação dos protestos a favor da redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.

No dia 3 de maio, os trabalhadores da fábrica Mc Cormick Reaper Works fizeram uma greve. A polícia foi chamada ao local para dispersar a manifestação, quando houve uma explosão entre as filas dos policiais. Uma pessoa morreu e muitas ficaram feridas. No fim do confronto, marcado também por tiroteios, sete policiais morreram e nunca se soube o número de trabalhadores mortos.

As manifestações eram organizadas por movimentos de esquerda, e a pressão política e a repercussão do caso na imprensa à época levaram à prisão de oito líderes trabalhistas em Chicago.

A escolha do Dia do Trabalho aconteceu em 1889, em um congresso socialista em Paris, em homenagem aos líderes executados nos EUA e aos trabalhadores que morreram nas manifestações

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Na gestão Vargas, as medidas que beneficiavam os trabalhadores passaram a ser anunciadas no dia 1º de Maio.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br

Editado por ZeRepolho

GREVE DE SERVIDORES DO INCRA COMEÇA A IRRITAR GOVERNO

Foto: CNASI
O Governo Federal, leia-se Presidência do Incra, deu na manhã desta sexta-feira (30/4), em Brasília, demonstração de descontentamento com o movimento grevista dos servidores do Incra em busca do fortalecimento da autarquia.

Isso, por que uma comissão de 12 servidores teve no hall de elevadores uma improvisada reunião com o presidente do Incra, Rolf Hackbart, que visivelmente irritado com a postura reivindicatória dos carreiristas tentou desmobilizar a categoria.

Hackbart, contrariando seu já conhecido perfil de ouvidor das queixas dos servidores, deu informações desencontradas sobre as negociações com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Informações essas, que ainda naquela manhã foram negadas pelo próprio MPOG, segundo relato de Edison Cardoni, integrante da direção da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – Condsef.

Cardoni confirmou a reunião entre os servidores do Incra e o MPOG, nesta quarta-feira (5/5), às 10h30min. De acordo com o dirigente sindical, o Planejamento não vai desmarcar as reuniões com representações de servidores federais que estejam realizando paralisações ou em greve por tempo indeterminado, como é o caso do Incra.

Na avaliação do grupo de servidores que está no comando de greve da autarquia o comportamento incomum (e inadequado para gestor de um órgão da importância do Incra) só reforça a ideia que a decisão de parar as atividades da autarquia é acertada. O Incra necessita, realmente, de uma ação de fortalecimento em todos os aspectos, até de gestores.

Fonte: Ascom Cnasi/Assera-BR

Editado por ZeRepolho