domingo, 12 de junho de 2011

Diante do ocorrido, não há diplomacia que se sustente". Pior que tudo isso está acontecendo por causa de alguém que não vale o sal que come!

Itália eleva tom de críticas contra o Brasil

"Diante do ocorrido, não há diplomacia que se sustente", afirmou o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini

Redação Época –

A Itália mudou seu discurso e elevou a pressão sobre o Brasil por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de soltar o ex-ativista Cesare Battisti. Roma suspendeu acordos políticos com Brasília, chamou seu embaixador de volta e agora acusa o governo Dilma Rousseff de ter pressioando politicamente o STF para libertar Battisti.

"Diante do ocorrido, não há diplomacia que se sustente", afirmou o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, em uma clara alusão à troca de posicionamento. político.

Até então, o governo de Silvio Berlusconi anunciara que não tomaria qualquer tipo de iniciativa diplomática contra o Brasil, embora já tivesse dito que levaria o caso à Corte Internacional de Haia. O discurso, porém, mudou a mando do próprio primeiro-ministro italiano, e o tom das críticas subiu consideravelmente.

"Havíamos esperado uma decisão serena da autoridade brasileira. No lugar disso, vimos uma decisão política, e não jurídica", disse Frattini. Para ele, tanto a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a de Dilma Rousseff teriam feito "pressão política" para o STF decidir pela libertação de Battisti.

A decisão de convocar o embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca não significa o rompimento das relações - a Itália deixou claro que o retorno do diplomata seria "temporário". Mas não disfarça que se trata de um gesto claro de protesto contra o Brasil. Em seu comunicado, o governo diz que a convocação tem como função "aprofundar, junto às outras instâncias competentes, os aspectos técnico-jurídicos relativos à aplicação dos acordos bilaterais existentes", além de avaliar "as iniciativas e os recursos" diante das cortes internacionais.

Fonte: http://dois-em-cena.blogspot.com/

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário