quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"Amnésia eleitoral"




Sete em dez eleitores não lembram voto

Por que os maus deputados são reeleitos por seus eleitores? Porque esses eleitores nem se lembram em quem votaram. Como explica o cientista político Alberto Carlos Almeida, quem não se lembra em quem votou não pode fiscalizar seu representante.

Em seu ensaio "Amnésia eleitoral: em quem você votou para deputado em 2002? E em 1998?", publicado no livro "Reforma Política: Lições da História Recente" (FGV), Almeida revela que 71% dos eleitores esqueceram em quem votaram para deputado federal quatro anos antes e outros 3% citam nomes inexistentes.

Essa amnésia começa cedo: dois meses após a eleição, 28% já não se recordam de seu candidato a deputado federal, e 30%, em quem votaram para deputado estadual (os dados constam do Estudo Eleitoral Brasileiro conduzido pela UFF e pelo Cesop/Unicamp).

Professor da Universidade Federal Fluminense e diretor da Ipsos Public Affairs, Almeida mostra que o esquecimento não se distribui de forma aleatória: ele diminui à medida que aumenta a escolaridade do eleitor.

Mas, mesmo entre as pessoas com nível superior, 53% não se lembram do voto para deputado federal dado quatro anos antes. Outros fatores, portanto, pesam nesse resultado.

Para Almeida, o principal deles é o sistema eleitoral brasileiro, no qual o eleitor é induzido a votar em indivíduos, e não em partidos, sendo obrigado a escolher um nome entre centenas de candidatos.

Nisso reside o drama do eleitor brasileiro, que, embora menos escolarizado do que o britânico, é mais exigido na hora de votar: na Grã-Bretanha, com um voto forma-se todo o governo; no Brasil de 2006, serão necessários cinco votos. Não é de estranhar que as taxas de amnésia eleitoral sejam mais altas no Brasil...

Publicado terça-feira 12/01/2010 no BLOG DA SANTA


Nenhum comentário:

Postar um comentário