sábado, 30 de janeiro de 2010

Avatar e Evitar - Os dois fenômenos


Enquanto o fenômeno Avatar continua alcançando as maiores bilheterias, o fenômeno Dilma - A mãe do PAC ainda não conseguiu desemPACar. Vejam a última pesquisa Vox populi.


Saiu o resultado da pesquisa Vox Populi contratada pela Band para a eleição presidencial deste ano. Eis os números:

Cenário com Ciro Gomes (PSB)

José Serra (PSDB) 34%

Dilma Roussef (PT) 27%

Ciro Gomes (PSB) 11%

Marina Silva (PV) 6%

Comparando com a pesquisa anterior do Vox Populi (14/12), Serra caiu 5 pontos e Dilma cresceu 9 pp. Ciro Gomes e Marina Silva também estão em queda (6 e 2 pontos percentuais, respectivamente).

No cenário dos sonhos do presidente Lula, aquele em Ciro Gomes deixa a disputa, a situação é a seguinte:

Serra – 38% (queda de oito pontos em relação à última pesquisa)

Dilma – 29% (crescimento de oito pontos)

Marina – 8% (queda de 2 pp).

Em resumo, o Vox mostra o seguinte:

1) Dilma cresceu forte; Serra fez movimento inverso. Ou seja, toda a pressão do mundo sobre o governador paulista. Ele deve se mostrar ainda mais cauteloso para se lançar candidato.

2) Ao contrário do que o “mercado político” vinha especulando (leia-se, os analistas), a pesquisa em si não traz argumentos consistentes para o presidente Lula provar sua tese de que a saída de Ciro favorece Dilma. Pelo contrário, com Ciro, um segundo turno estaria garantido. Sem Ciro, o resultado atual está naquela zona cinzenta das margens de erro.

O problema de Ciro não é vencer essa tese, mas se viabilizar. A questão é que sua candidatura dá sinais de desidratação. Até então, ela disputava a segunda colocação com Dilma. Agora, fica sozinho em um terceiro plano. Não fosse a queda de Marina, eles estariam agora disputando essa terceira posição. Como candidato, Ciro existe muito mais em função de seu bom desempenho do que de uma forte construção partidária. Se figurar muito atrás nas pesquisas, as chances de ampliar o leque partidário vão minguar mais. (Fonte:O POVO Online)
Editado por ZEREPOLHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário