terça-feira, 2 de março de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Maquiagem mal feita camufla atrasos do PAC

Obras têm prazo estendido de um balanço a outro e aparecem como dentro do prazo. Há casos em que conclusão fica para próximo governo, noutros o projeto foi fatiado para que parte ocorra no prazo, a que não andou de jeito nenhum simplesmente sumiu. Em resumo: passaram à limpo, a verdade.

A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS E É AUTORITÁRIA: Da mesma forma que se maquia, Dilma maquiou grotescamente o resultado do PAC, uma mentira a mais no seu farto currículo de mentirosa.

A matéria de Eduardo Scolese e Ranier Bragon da sucursal da Folha em Brasilia, comprova que o governo federal maquiou balanços oficiais para encobrir um mega-atraso nas principais obras do PAC. Três de cada quatro ações destacadas no primeiro balanço do programa não foram cumpridas no prazo original.

Lançado em 2007 com o objetivo de impulsionar a economia, o Programa de Aceleração do Crescimento é usado hoje pelo presidente Lula para certificar o que seria a capacidade de gerenciamento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Pré-candidata ao Planalto, que foi apelidada por Lula de "mãe do PAC".

No início do mês passado, Dilma comandou a divulgação do balanço de três anos do programa afirmando que 40% das ações previstas haviam sido cumpridas até aquele momento. Nas principais obras, apontava conclusão de 36%.

A maquiagem das informações fica evidente em consultas ao primeiro balanço oficial do PAC, de maio de 2007, e aos oito seguintes. Neles, descobre-se que muitas das obras passaram por uma revisão de metas e tiveram o seu prazo de conclusão dilatado, sendo que, para algumas delas, o desfecho foi postergado para a próxima gestão.

Isso sem que o governo fizesse menção, de um balanço a outro, à mudança dos prazos. Além dos balanços estendidos, os balanços oficiais exibem outras manobras de maquiagem.

Uma delas consiste no fatiamento da obra para que a conclusão de ao menos parte da ação ocorra no prazo. Outra mantém prazo de entrega, mas troca o objeto: em vez de conclusão da obra física, a meta passa a ser só "entrega do projeto".

Além disso, há casos de a ação atrasada simplesmente desaparecer nos balanços seguintes.

O primeiro balanço oficial do PAC se refere ao quadrimestre que vai de janeiro a abril de 2007. Destaca 76 grandes obras e ações, todas com metas estabelecidas. Ao confrontar esse documento com os balanços seguintes - principalmente com o último, de três anos do programa, constata-se que 75% dessas obras (57) sofreram atraso no cronograma, sendo 11 delas empurradas para o próximo governo, que assume em janeiro de 2011.

Ao lançar a pré-candidatura de Dilma no congresso do PT, no mês passado, Lula elogiou a condução do PAC. "Posso dizer que nunca antes na história do país houve programa de investimento em infraestrutura tão organizado, tão discutido e tão planejado como nós fizemos o PAC."

Esqueceu de dizer "tão maquiado".

Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC é o título original da matéria publicada na Folha. Alteramos e suprimimos parte do texto e acrescentamos Imagem e legenda. (click21.mypage.com.br)

Fonte: http://wwwb.click21.mypage.com.br

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário