sábado, 19 de março de 2011

PRECISAMOS DE POESIA, MAS DO BLOG DA BETHÂNIA...

Maria Bethânia está toda prosa & verso.

Ela é uma dedicada amante da poesia, quer divulgá-la a um maior número de pessoas no país.

Por isso, a cantora conseguiu uma autorização do Ministério da Cultura (MinC) para captar 1,3 milhão de reais via Lei Rouanet para colocar no ar o blog O Mundo Ainda Precisa de Poesia.

O resultado seria a produção de 365 vídeos produzidos pelo cineasta Andrucha Waddington nos quais Bethânia declamaria os poemas de autores conhecidos.

Como todo grande artista, a deusa da MPB sabe que não dá para deixar de cobrar cachê para fomentar cultura. Bethânia valoriza o seu passe. Ninguém trabalha de graça, muito menos ela.

O que a artista quer é levar a poesia aos rincões deste país com os versos de Mário Quintana, Álvares de Azevedo, Adélia Prado e quem sabe até mesmo Arnaldo Antunes (blarg!)

Poesia custa caro, pensa Bethânia. É preciso investimento para bancar viagens, locações, o contra-regra, logística, a própria declamadora e o cineasta, entre outros.

Coitada da cantora, será que ela não conhece o Blogspot, nem o Woldpress? Não manja nada de plataformas simples que poderiam ser úteis a ela, como uma boa e velha cam? Em que mundo ela vive?

Bethânia também não sabe que existem muitos artistas pouco conhecidos que precisam suar a camisa para conseguir uma boquinha dessas. Quando conseguem é claro.

Já imaginou o Latino pedindo uma ajudinha para o MinC? Será que o autor de Festa do Apê conseguiria o beneficio? Imagino que não.

Bethânia pensa que é Odara. O MinC também. Por isso tanto incentivo fiscal para divulgar a poesia – essa eterna desconhecida do grande público.

Como bem lembrou Reinaldo Azevedo, o Brasil é um país surreal. Ele explica que enquanto nos EUA os artistas arrecadam impostos, aqui eles o comem. Aqueles que deveriam ser os chamados empreendedores, como no caso de Bethânia, preferem as facilidades oficiais. E estamos ditos.

Precisamos de divulgar a poesia, mas não de blogs tão caros para fazê-lo.


Editado por ZeRepolho

Um comentário:

  1. Parabéns pelo comentário!
    Boa parte de artistas da dita MPB acha que tem um tal "rei na barriga".
    Esta cantora (como outros artistas muito bem remunerados), ao invés de "tirar" dinheiro da população brasileira para viabilização do blog, deveria aproveitar seu status para ajudar em campanhas de incentivo aos novos valores da poesia ou em patrocínios nas inúmeras áreas carentes no país.
    O Ministério da Cultura, por sua vez, deveria nos proteger de tais ameaças, ao invés de incentiva-las. O MinC deveria ser responsável e competente (assim como outras instituições governamentais). Poderia aplicar critérios muito mais coerentes e inteligentes ao autorizar projetos.
    Realmente, nos EUA, artistas pagam altos valores em impostos e muitas e muitas vezes dedicam parte de seus ganhos para diversas campanhas sociais.

    ResponderExcluir