quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DE CARA PINTADA A INDIGNO

Giulio Sanmartini) Luiz Lindberg Farias Filho, conhecido como Lindberg Farias (1969) foi o principal líder que levou às ruas o clamor público contra a corrupção do presidente Fernando Collor de Mello (1992). Na época ele era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), seu grupo tornou-se conhecido por “Caras Pintadas” e desceram as ruas carregando cartazes onde se podia ler desabafo da juventude: “O Brasil exige dignidade” (foto). Assim, Fernando Collor ameaçado por um impeachment, renunciou à presidência do país (2/10/1992).

Aproveitando-se da fama vinda junto com esse movimento, Lindberg lançou-se imediatamente à política, sendo, em 1994 eleito deputado federal (PCdoB – RJ), depois eleito prefeito de Nova Iguaçu – RJ (2004) e reeleito (2008), atualmente é senador (PT-RJ).

Todavia, indo contra os princípios que o trouxeram à vida pública, logo deixou-se infectar pela “mosca alegre da corrupção” (*).

A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro o denunciou, pelo crime de fraude em licitação (2008). Segundo o Ministério Público, logo após assumir o cargo, em 2005, Farias Filho determinou uma licitação para a prestação de serviços de publicidade ao município, no valor aproximado de R$ 600 mil, que foi feita de forma ilegal e favoreceu a empresa Supernova, pois devia a esta R$ 250 mil pela prestação de serviços durante a campanha eleitoral de 2004.

No dia 8 desse mês a Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de fiscalização do governo federal, confirmou que a prefeitura de Nova Iguaçu fraudou o Censo Escolar de 2009, na época em que o prefeito era o hoje senador Lindberg Farias (PT). prestando informações falsas ao Ministério da Educação, dando conta de que 99,8% de seus alunos de ensino fundamental (53.142 alunos) eram atendidos em horário integral. Isso permitiu que a prefeitura recebesse repasses maiores do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Todavia, a maior falta de dignidade, praticada por quem a havia exigido para o Brasil, aconteceu no dia 1° de fevereiro passado, quando ignorando a ética, o brio e a honra, deixou-se fotografar sorridente em confraternização com Fernando Collor de Mello (foto), cuja corrupção que elegeu Lindberg, não foi apagada de seu currículo.

Ver um homem destes ser senador da República, faz as pessoas de bem terem vontade de vomitar.

Fonte: http://www.prosaepolitica.com.br/

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário