terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SARNEY É REELEITO PARA PRESIDIR SENADO PELA 4ª VEZ

BRASÍLIA (Reuters) - O senador José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito, nesta terça-feira, presidente do Senado com 70 votos. É a quarta vez que o peemedebista, de 80 anos, ocupa o cargo.

Sarney teve apenas um adversário de última hora, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que anunciou na véspera sua candidatura e teve 8 votos. Houve dois votos em branco e um nulo.

"Foi previsível e traduz a força do senador Sarney, que teve 70 votos", avaliou o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE), eleito em outubro. "Fortalece a Casa e legitima sua atuação na Presidência."

O resultado contrasta com a situação enfrentada por Sarney há pouco menos de dois anos, quando, envolvido em uma série de denúncias em torno dos chamados "atos secretos" do Senado, esteve perto de se ver forçado a renunciar ao comando da Casa.

Em discurso logo após a eleição desta tarde, Sarney fez coro ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que, na abertura do ano do Judiciário nesta manhã, defendeu a independência dos Poderes .

"É a Constituição que define nosso rumo ao traçar que os Poderes são harmônicos, mas ela acrescenta o dever de exercê-los com independência", disse Sarney.
Mais cedo o próprio presidente do Senado e outros líderes defenderam a priorização da reforma política nos trabalhos da Casa.

"A minha experiência é de que aqui na Casa se não votarmos a reforma política, a partir do segundo ano é impossível votarmos, porque a partir daí, de certo modo, os grupos corporativistas se manifestam e não permitem que isso ande", disse Sarney a jornalistas, ao chegar para o início dos trabalhos legislativos.
(Por Leonardo Goy e Maria Carolina Marcello)

Fonte: http://oglobo.globo.com

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário