quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O bom e o mau ladrão

Hoje, quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão.

O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, fazendo uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus, dos pecados cometidos.

Já que se falou em arrependimento, vale a tradição evangélica narrando que Cristo foi crucificado entre dois ladrões, condenados ao mesmo suplício, por terem-se manchado com o gravíssimo pecado de latrocínio. Um deles Gestas aderiu aos que clamavam contra Cristo, mas o outro Dimas que estava à direita, depois de ter admitido suas culpas e não se sabe se com sinceridade, tenha se arrependido, implorou ao Filho de Deus que o lembrasse quando chegasse de volta a seu reino e hoje, santo faz parte do hagiológio cristão como o bom ladrão.

Os pecados nesse governo brasileiro são tantos e carentes de punições, que se pode pensar que os petistas sejam devotos de São Dimas, santo patrono dos ladrões e trapaceiros, ou seguidores de Gestas o mau ladrão.

É, pode ser, mas seja dos bons ou dos maus, ambos são ladrões, todavia o mais esperto virou santo. Tem tudo a ver.

Fonte: http://www.prosaepolitica.com.br

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário