quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Psicologia - Poder atrai hipócritas e corruptos

Um novo estudo publicado na Psychological Science provou que não é o poder que corrompe, mas sim que pessoas suscetíveis à corrupção normalmente buscam o poder. Utilizando um sistema em que as pessoas mediam o grau de moralidade de certas ações, como sonegar impostos, se descobriu que pessoas em alta posição de poder tendem a ser mais lenientes com comportamentos antiéticos.

Os indivíduos também são mais hipócritas. Sobre evasão de impostos, de zero a dez, os indivíduos consideraram imoral quando outros cometiam o ato (média de 7,6), enquanto são mais condescendentes consigo mesmos (média de 6,6). Pessoas com pouco poder tendem a ser mais rigorosas consigo mesmas (7,7 na média) que com os outros (6,8).

Quando pegos abusando de seu poder, os indivíduos não mostram vergonha ou arrependimento. De acordo com o estudo, eles se sentem no direito de abusar de seu poder. No entanto, pessoas com poder que acreditam que não merecem o poder, apresentam o mesmo norte moral de pessoas com pouco poder.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário